Clodomiro

 

O projeto para o apartamento de cobertura de 140m² tinha como premissa flexibilidade dos espaços e integração de ambientes, em especial da grande área externa com a área interna de forma suave.

Borrar as fronteiras entre ambientes e trazer um pouco de verde para a área interna definiram os limites da reforma, que se apropriou de áreas externas cobertas como internas para espacializar melhor o layout.

 
 

O morador, dono de uma galeria de arte, precisava também de um espaço que servisse de suporte para destacar as inúmeras obras de arte que possui, tendo paredes, iluminação e layout sido pensados para destacar esses elementos.

O Layout foi pensado para os ambientes: suíte master com espaço para escritório e estar integrados, cozinha e sala integradas, lavabo e uma generosa área externa.

 
Casa-Cor-2017-Todos-Arquitetura-Nomade-3.jpg
 
 

Com o piso em canela de demolição cru aplicado em todo apartamento e caixilhos para área externa que se abre completamente, o apartamento é totalmente integrado e flexível.

A área externa conta com uma vista privilegiada da cidade de São Paulo, emoldurada por uma grande parede verde e bancos no perímetro do deck que reveste o piso.
 

 
TODOS-Arquitetura-Apto-Clodomiro-Amazonas-2.jpg
 

A sala foi projetada prevendo total flexibilidade de mobiliário, reforçada pelo sofá modular que constantemente tem sua posição alterada pelos morados.  A cozinha, compacta, foi projetada para receber, tendo como elemento de divisão com a sala uma bancada multifuncional: local para preparo de alimentos, espaço para sentar e estante para livros.

 
 

A área de serviço possui um fechamento que dá a impressão de ser somente um armário, permitindo que até essa área, quando fechada, faça parte do espaço social do apartamento.
 

 
 

Na suíte do casal, a premissa era integrar três funções; dormir, estar e trabalhar de forma harmônica permitindo o compartilhamento do espaço e a convivência simultânea dessas funções e do casal.

 
IMGP2982.jpg
TODOS-Arquitetura-Apto-Clodomiro-Amazonas-7.jpg
 

A curadoria do mobiliário veio de uma mistura de elementos da arte e do artesanato brasileiro com móveis renomados, como por exemplo, a poltrona Mole de Sérgio Rodrigues, e principalmente do acervo pessoal de arte dos moradores, com obras de Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Burle Marx, Iberê Camargo e Picasso.

 
planta clodomiro-Layout1.jpg

Ficha técnica:

Nome do projeto: Apartamento Clodmiro

Autoria: Todos Arquitetura

Metragem: 140 m²

Local: São Paulo - SP

Ano de conclusão: 2017

Fotos: Lufe Gomes