BE BRASIL

 

Com jeitinho brasileiro no coração do Soho, em Nova York, aconteceu em 2013 a Be Brasil: exposição criada pela Apex – Agência Brasileira de Exportações e Investimentos – para promover a cultura das terras brasilis em solo gringo. 

O prédio da ONU foi colorido de verde, amarelo, azul e branco para proporcionar experiências, eventos e encontros. 

 
033_Be Brasil (2).jpg
 

O espaço de 660 metros quadrados foi dividido em três áreas. Na primeira, os visitantes imergiam em ambientes pomposos como Amazônia e Rio de Janeiro através de mesas de interação e telas televisivas que transmitiam vídeos e fotos. No segundo espaço, uma loja com produtos exclusivos do Brasil expostos em caixas retroluminadas convidavam os usuários a levar um pouco da cultura para sua casa, com coisas típicas como Havaianas, Amazoo Açaí, Melissa, Amazônia Viva, Bauducco e várias outras marcas. 

 
 

No terceiro ambiente, uma área de alimentação e eventos chamava atenção pela parede de vegetação que remetia à natureza brasileira. As paredes das escadas que interligavam os espaços foram decoradas com um elemento coringa: o grafite. 

Testemunhas afirmam que quem passava pela West Broadway parava para ver a intervenção com fotos de lugares icônicos de nossas terras aplicadas nas janelas do prédio.  Design – e cenografia – tipo exportação. 

 

Ficha Técnica

Nome do projeto: Be Brasil

Cliente: Apex Brasil

Autoria: Todos arquitetura. Co-autoria: Guto Requena

Metragem: 512 m²

Local: 372 West Broadway Av. New York, NY-USA

Ano de conclusão: 2013

Fotos: Fran Parente