B HOSTEL

 

Com o objetivo de questionar os tradicionais signos do universo da hotelaria, a Todos Arquitetura participou de um concurso internacional organizado pela Accor Paris, onde um novo conceito de espaço foi pensado de forma a resignificar a experiência de jovens viajantes.

O projeto foca nos millenium minded. Não importa a idade mas sim o espirito livre e curioso, aberto para o novo.  Para estas pessoas, viajar significa muito mais que visitar pontos turísticos, significa explorar, ter experiências autenticas, se relacionar com o outro e, acima de tudo, estar verdadeiramente inserido numa nova cultura.

 

 
Foi com o conceito de Hacking Experiences que propomos um design que aproveita o melhor do modelo existente, mas olha a frente, buscando o que é novo, transformando assim a experiência de estar num hotel.
— Fábio Mota, Sócio fundador e Diretor executivo
 

O antigo Lobby, de área privada e restrita aos hospedes se transforma em espaço hibrido onde a cidade é recebida de portas abertas. Este espaço, com diferentes usos, recebeu uma brasileiríssima feira livre que leva alegria, descontração e movimento para todos que passam por lá.

 
 

A tradicional recepção passa a ser um vibrante bar e uma descolada área de convívio. Aqui a sensação é de se estar em uma praça, onde linguagem industrial e urbana criam o cenário perfeito para hospedes e visitantes interagirem.

 
 

O restaurante, de forma lúdica, fala da nossa cultura, fazendo referencia as florestas tropicais, suas belezas e mitos. O hotel conta também com um cozinha para os hospedes prepararem seus próprios alimentos. Ali a linguagem do street food ganha forma em carrinhos moveis que podem ser deslocados pelo hotel.

 
CAM005 - V04.JPG
 

E quando se fala em quartos, POD’s em formato de grandes tubos de concreto roubam a cena. Nos quartos coletivos, as superfícies são apropriáveis fazendo deste espaço uma área mutável e livre.

 
 


Já nas áreas de banheiros, tecnologias responsivas alertam o usuário sobre níveis de consumo de água e energia, onde um banheiro futurístico se ilumina de verde a vermelho.

 
CAM007 - V04.JPG
 

As circulações deixam de ser meros espaço de passagem, ganhando um amplo programa de serviços. Estas áreas ganham também instalações artísticas que buscam estimular os 5 sentidos tornando a experiência de quem passou por lá inesquecível.

 

Ficha técnica

Nome do projeto: B Hostel

Cliente: Accor Paris

Autoria: Todos Arquitetura

Ano de conclusão: 2016

Imagens Renderizadas: Todos Arquitetura